terça-feira, 12 de abril de 2011

Deus e o Salmão

Deus e o Salmão
Salmão, apenas um peixe a existir entre outros tantos exemplares criados pela Mãe Natureza. Embora, com uma característica diferente. Possuidor de uma história de vida exemplar, além, é claro, da carne rosada apreciada por possuir substâncias capazes de dar alegria quando consumida regularmente. Sua gordura é saudável e rica em ômegas, essenciais para a serotonina, um neurotransmissor responsável por uma molécula envolvida na comunicação entre os neurônios, elevando o estado de humor e felicidade.
Mas, esse peixe tem algo sublime a nos ensinar. Deus, embora muitos não saibam, fala com os homens através das criações. Expõe através dos animais os belos exemplos de conduta e atitudes para servir de lição aos dotados de livre arbítrio. Não é por acaso que o Ser Supremo fez o homem a sua imagem e semelhança. E, como todo bom pai, participa do crescimento e desenvolvimento do seu filho. Após criar o ser humano, o mais nobre das criaturas, respeita à decisão de cada um, por isso, concedeu a todos o poder de escolher, pensar e agir. Porém, sabedor das influências negativas, exemplifica por meio das outras obras, o caminho a ser seguido para conquistar a vantagem de viver o céu na terra. Livre, leve e solto... Aliás, quem não deseja?
Assim sendo, através das ações dos seres dotados de instintos, o Criador mostra detalhadamente as Leis Naturais, vivida pelos bichos para servirem de orientação aos humanos, a fim de aliviar o coração e as pressões geradas pelos conflitos do dia a dia e, a disposição para serem aplicadas, sempre que existir a vontade de adquirir uma forma de aliviar as tensões. O Salmão é um deles.
Ao nascer nas alturas, em águas doces e cristalinas, esse anfíbio começa a via sacra da sua existência. Correnteza abaixo, enfrentando todos os perigos e dificuldades que possam impedi-lo de alcançar o objetivo da espécie, o de viver na plenitude do oceano.
Ao chegar a hora da morte, pega a estrada de volta fazendo o mesmo trajeto, até se encontrar no exato local do nascimento. Novos desafios, mas, desta feita, com um esforço sobrenatural, pois se trata de correnteza acima. Além das cachoeiras e cascatas a serem vencidas, é preciso fugir das garras do predador. O esfomeado Urso Pardo. Os vencedores desta longa e extenuante jornada desovam e fecundam a geração futura. Dever cumprido... Morre.
Eis o segredo! Dentro de cada um existe este modelo de viagem. Basta ter coragem para experimentar e enfrentar a batalha. Primeiro, reconhecer os acontecimentos passados a partir de um ponto, sem criar resistência. Segundo, iniciar o caminho da volta. Esta é a única maneira que uma pessoa tem para obter a cura dos males e traumas adquiridos. Não basta só pedir perdão, é preciso reviver e esclarecer o sofrimento no momento do fato. Isto feito, amar e entender para permitir o nascer da compreensão. Remover as etapas das dores causadas e recebidas para se ver livre das garras da infelicidade. Ser guerreiro tal qual o Salmão. Vencer o tormento da regressão, eliminando os obstáculos com compaixão para fortalecer e aliviar a continuidade da vida. Deus fala aos homens através dos animais. Felizes os que creem e, por gratidão, os preservam.

Rubens Fernandes
rubensfernandes@bol.com.br

Nenhum comentário: