terça-feira, 19 de abril de 2011

Castração

Castração
O mundo evolui com uma rapidez incrível. A tecnologia avança e coloca ao dispor dos homens as facilidades. Perante a evolução material a espiritual parece parada no tempo e no espaço.
É preciso urgente acabar com a defasagem da dianteira imposta pelas coisas materiais. Temos que nos unir, a fim de buscar uma resposta para decifrar as dificuldades que os seres humanos têm para evoluir espiritualmente na mesma proporcionalidade. E, ser feliz...
Dificilmente uma pessoa não passa ou passou por acúmulos de sujeiras mentais que a derruba frente à jornada da existência. Resta saber onde está a causa de tanto sofrimento, já que a descoberta na área da saúde vem aumentando a expectativa de vida. Porém, sem tempo para o lazer, para o contato familiar e para manifestar o envolvimento nascido da vontade íntima, as questões espirituais retardam as transformações amorosas. Eis uma questão preocupante!
Entendo que sabotamos o desejo de ser o mais puro amor. Em verdade, somos livres carregando uma prisão mental. Dotados de preconceitos que geram a castração.
De que adiante tantas opções de aquisição? Pois é! Mesmo assim o bicho humano não consegue viver a sua plenitude. Falta alguma coisa que não o deixa ser completo. Falta a compreensão para unir o ter com o ser. Por herança, herdamos a crença que o prazer é pecado, podando a nossa evolução espiritual, no ritmo desejado.
O que intriga é que este alguém sou eu, você e todos a reclamar ou, a buscar um ombro amigo a quebrar paradigmas. E, quando temos a oportunidade de se sentir livre, nos escondemos por medo de ser contestado ou desmoralizado. Acreditamos que a nossa verdade não pode ser descoberta por quem amamos, em razão das crendices adquiridas.
Assim, ao contrário do processo material evolutivo que destina facilitar a humanidade, o processo psicológico parece travar a tão almejada felicidade. Reparem... Sempre tem algo a ser questionado quando estamos com sentimento de liberdade. E, isto se chama castração. Surgiu há muitos anos como forma de educar, impor limites e beneficiar os poderes constituídos. É desta forma atrasada que ainda caminha a humanidade. Castrada pelo sistema cultural do que pode e não pode. Das doutrinas que tornam alguns radicais e outros alienados. Da tradição familiar. Da cultura de interesse das mais diversas forças ditatoriais. Dos sistemas religiosos e dos feitiços de falsos ídolos a dominar as camadas sociais.
Vivemos as crenças conservadoras dos antepassados. Trancadas a sete chaves. Uma vez ou outra surge uma personalidade capaz de aferir melhor a cegueira moral empregada até agora, mas, logo é sabotada pelos interesses organizacionais, sejam eles políticos, sociais ou religiosos. Jesus é um exemplo!
A espiritualidade não evolui conforme deveria, pelo fato de ser manipulada por falsos preceitos. Por isso, o povo sofre sendo guiado pelos abusos dos interesses. Sujeito a culpa e a condenação. E, esta é a forma mais desumana de castrar a vontade íntima. Sem conhecimento específico a aspiração de ser livre para decidir e agir na imparcialidade, fica prejudicado. O mundo valoriza o ego e impede a alegria do prazer da alma. É preciso transcender os conceitos e varrer as sujeiras mentais. E, ir ao encontro da verdade que habita no interior de cada um. Ser livre para amar...

Rubens Fernandes
rubensfernandes@bol.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Rubinho
Muito bom o texto. Parabens.

Marcos

Fundação Fórmula Cultural disse...

Rubinho, seus lindos netos com certeza terão muito orgulho de ter um avô com espírito tão elevado e preocupado com sua formação. Felicidades e sucesso sempre.