sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nós e a Terra

Nós e a Terra

Atenção! Nada de preguiça e cuidados nos atos e atitudes com o nosso planeta. O mundo onde vivemos é dependente de todos os que nele moram. Trata-se de um espaço com os seus corpos e seres que não cria resistência e aceita as transformações impostas conforme as ações que são praticadas. Sejam elas positivas ou negativas, não importam, o universo retorna em reação tudo aquilo que o modifica. Assim sendo, fazemos parte de uma relação socioambiental, portanto, temos obrigação de cuidar e preservar para não prejudicar a própria morada. Ah! A relatividade individual do modo de reagir, de amar e de se relacionar é simplesmente igual.
Embora a vida seja passageira, ela é totalmente dependente deste complexo astro chamado Terra. Lembre-se, o passado, o presente e o futuro, não importa os anos decorridos, o fenômeno da existência segue seu rumo e, enquanto aqui estamos, é preciso ter consciência que somos filhos de uma geração caracterizados por humanidade, sendo uns dos principais responsáveis por aquilo que ocorre dentro da esfera planetária.
Todos têm que trabalhar para que o desenvolvimento natural das coisas visíveis e invisíveis aconteça, tal qual a forma aplicada pela natureza que na sua multiplicidade de criações, coloca ao nosso dispor, uma infinidade de elementos essenciais a nossa sensibilidade. Cabe a cada um, a escolha do melhor sabor para enriquecer o paladar, do melhor aroma para enriquecer o olfato, do melhor toque para enriquecer o tato, do melhor visual para enriquecer a visão e do melhor som para enriquecer a audição. Só a conservação tem que ser manifestada. Aquilo que é praticado e está fora do contexto das leis naturais é prejudicial ao habitat ao qual pertencemos. Se não temos o melhor, prejudicamos o que temos de melhor, o nosso ‘’Eu’’. E, por compensação, agredimos o globo terrestre.
A integração planetária e pessoal é por vezes incompreensível, criando distorções de pensamentos e consequente ações diferentes. O homem no seu processo evolutivo acaba não se dando conta deste elo de dependência, o de revelar e deixar vir à tona a conscientização da importância que todos têm de trabalhar unidos para manter limpo o ambiente onde vive, pois, o meio onde vive, ao se modificar, modifica a todos. Se existir harmonia, você se harmoniza. Se existir felicidade, você se torna feliz. Se existir mata, você respira melhor. Mas, o contrário também é verdadeiro. Se existir raiva, você se torna raivoso. Se existir culpa, você se torna culpado. Se existir poluição você se torna poluído. Tudo porque o universo conspira a favor, não importa se para o bem ou para o mal. O que pensamos somos e atraímos.
O certo é acatar a ordem que vem do interior quando estamos fora dos conflitos para transformar melhor o mundo em que vivemos. O bom é começar pelo coração e expandir sua fonte de amor, justiça, valorização pessoal e planetária. Trata-se da equivalência. Nós e a Terra possuímos as mesmas funções, todas voltadas para a manifestação do bem estar comum.
Sábio é aquele que reconhece, compreende e põem em prática as leis naturais cuja residência fixa é no interior da consciência.

Rubens Fernandes
rubensfernandes@bol.com.br

Nenhum comentário: