terça-feira, 19 de julho de 2011

Orientador

Orientador

Quando buscamos sair dos conflitos e não encontramos uma saída é porque não conseguimos ouvir os conselhos da consciência. Neste momento, por várias razões que vão desde uma simples ansiedade até uma mágoa profunda, ficamos reféns das racionalizações que não deixam os sentimentos da compaixão vir à tona. Os resultados todos sabem são as brigas intermináveis e os desencontros entre a manifestação da raiva e do amor. Assim, os relacionamentos são afetados pelas indiferenças e pela falta de sinceridade para exprimir o que de fato está sentindo.
Existe dentro de cada ser um guia capaz de realizar todas as soluções. Apenas com um detalhe! Sempre que agimos com o intuito de valorizar o eu, em detrimento das ações do ego, este nos leva a distanciar cada vez mais deste protetor. Feliz é aquele que ouve e expande o eu legítimo e o coloca a disposição dos outros, sem perder o respeito e o amor próprio.
Na maioria dos casos são as confusões de pensamentos que não deixam estabelecer o contato com as tranquilas informações do orientador interior, capaz de indicar o caminho que irá transformar e desvendar o que é amar, respeitar e ser feliz. Tal qual um guerreiro que sai em defesa para dar proteção natural a todo sistema psicológico, direcionando de forma amigável, o rumo certo da vida.
O comum é confundir autoestima com atitudes egoísticas. Esquecem que aprender a valorizar-se é jamais transpor os direitos sentimentais dos outros. E, quando isto ocorre, é porque o ego está no comando, enganando e vivenciando as razões que geraram os sentimentos de insegurança. Age sem verificar com o coração e vai logo formando os desejos de vingança. Neste caso, falta amadurecimento a ser colocado para fora. Falta avaliar o processo internamente e entender o outro lado da questão. Falta coragem para escutar a voz da intuição protetora. Situação em que a desforra fala mais alta e os conflitos passam a existir. Na religiosidade, é o mesmo que vender a alma ao diabo e sentir o senhor intocável por uma enganosa superioridade.
Enquanto esta ligação perdurar, dificilmente irá existir a tão sonhada paz interior. Sempre algo estará incomodando e subtraindo a alegria de ser e de viver. Atos impensados e sem orientação espiritual não são restauradores, ao contrário, são atitudes desperdiçadas para existir e vivenciar dentro da normalidade de ser.
Atuar acatando a voz da consciência é abolir as riquezas espirituais e materiais prometidos pelos pensamentos sem consistências. É vencer pelos direitos constituídos, pois o que é do homem o bicho não come. É ficar livre do processo angustiante que maltrata e tira da humanidade a qualidade de existir. O que é nosso já vem incorporado para se tornar visível nas diversas fases da existência. Para tanto, basta ouvir e ficar atento as ordens do guia protetor.
A verdade é tão experimental que o mais nobre dos humanos que já passaram pela terra sabia disto e, em nenhum momento, se furtou da missão de morrer por ela. Jesus, não foi egoísta. Proclamou a todos que deveríamos fazer a vontade do Pai. E, isto nada mais é do que seguir as instruções do orientador interior. A bússola da vida também faz parte do pacote. Saber usá-la é sair da prisão.

Rubens Fernandes

Nenhum comentário: