terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dividido

Dividido

Sempre que tomamos a atitude de distinguir alguma coisa para tomar uma decisão, estamos dividindo em várias partes, a fim de escolhermos uma entre todas e, assim, se dedicar por inteiro e sair vitorioso. Caso não seja desta forma e haja indecisão na escolha, permaneceremos em discórdia com as ações e dificilmente chegaremos ao resultado final, o de ser um vencedor.
Fica claro que quando dispersamos os esforços em detrimento de vários interesses comum ao prazer e a necessidade daquilo que queremos, estamos divergindo pensamentos e colocando a perder a realização dos objetivos. Para não haver indisposição entre o manifestar e o realizar é preciso focar a atenção na escolha de uma das partes e se concentrar nela. Seja ela física ou emocional. O ideal é a pratica de uma meta de cada vez. É fazê-la por satisfação e nunca por obrigação.
Toda escolha começa na mente e na hora de separar o melhor somos colocados a frente da razão e do coração, fato que nos leva a ficar dividido, principalmente, se a formação cultural, religiosa e familiar for fraca. Quando isto ocorre, a fonte dos desejos entra em desavença e limita a manifestação daquilo que idealiza. A consequência é um individuo frustrado e problemático.
Não se pode permitir a divisão no interior do ser, pois ela limita os sentimentos e atitudes. Separa e confunde o objetivo alvo. Pelo lado emocional estar dividido entre o amor e o ódio é a forma mais rápida de atrair mágoas. No profissional é o mesmo que trabalhar anos afinco e nunca chegar à realização.
Se observarmos os seres irracionais, verificamos que eles agem por inteiro em tudo aquilo que fazem. Em todas as atitudes preferenciais da cadeia alimentar são perfeitos por se dedicarem integralmente nas ações. Ao contrário, nós os racionais, até por livre arbítrio, desperdiçamos boa parte da vida nas divisões mentais impostas pelo medo, pela culpa e pelo despreparo espiritual para decidir e correr atrás dos sonhos.
Todo homem possui no seu interior o bem e o mal. Saber lidar com isto é o caminho para atingir a plenitude de aqui estar para formar um indivíduo íntegro. É saber decidir pela vontade do seu íntimo a trabalhar para ser uma pessoa correta dentro de uma sociedade. E, a única forma de atingir este estágio é buscar na sabedoria interior a melhor escolha das partes e, automaticamente, viver intensamente por cada uma delas. É saber separar as emoções negativas dos interesses próprios e transformá-las em emoções positivas a integrar a felicidade de todos que convive à volta. Porém, nunca dividido e, sim, decidido. Focado naquilo que quer.
A natureza dá o exemplo. São as suas partes que formam o nosso planeta e o nosso universo. Ao cuidar detalhadamente de suas criações, demonstra todo amor não limitado por escolha. Cuida de forma igual por amar cada uma das suas manifestações.
Nós humanos é que permitimos nos apartar desta magia. E, quando fazemos... Sofremos. O mais interessante é que sabemos disso e não obedecemos à ordem da unidade que forma o todo.
Ao acreditarmos ser a parte diferenciada do mundo em que vivemos, deixamos de ser inteiro para ser a porção prepotente do todo chamado humanidade.

Rubens Fernandes

Um comentário:

Rosamaria BR disse...

Rubens,boas!...rs
Quando me sinto, ou me vejo "dividida", automaticamente encontro a minha coragem...que não é pouca.
Confesso que nem sempre sei o resultado final de minhas escolhas...E nem sempre sei qual é o caminho certo ou o errado.
Sei muito bem que ser honesta, humilde, e não aceitar mentiras faz o caminho negativo transparecer-se e o enxergando, consigo converte-lo em positvo até que eu mude a direção, saindo dele.
Quando Você cita sobre : as emoções negativas dos interesses próprios e transformá-las em emoções positivas a integrar a felicidade de todos que convive à volta....Entendo isto como o BEM-COMUM...
Se eu não estiver bem, poderei afetar o todo, o meio onde vivo.
Sempre pensei desta maneira...e agí também.
Achei o seu texto muito interessante !
Com um conteúdo rico, que trás muita reflexão.
Acho que cada vez que for lido, seja por quem quer que seja, servirá para o momento de quem estiver lendo.
Diferente do seu outro texto escrito abaixo,o SEJA BEM VINDO.
Este texto desperta as opiniões formadas de cada pessoa, ou seja, são aquelas que não mudamos por lermos um texto.
O Paladino, desperta nossa auto-estima...é um texto de auto-ajuda...rs
Bom isto.
Fica aqui um abraço amigo de mais uma leitora...rs...
Rosamaria.