terça-feira, 20 de setembro de 2011

Poder

Poder


Longe de ser uma busca interior que possa traduzir um crescimento consciente, o homem desvirtua sua evolução espiritual para ir ao encontro do desenvolvimento aguçado da influência autoritária. Poucos são os homens que trabalham pelo engrandecimento pessoal e social. Poucos são os homens que se doam por amor, por amizade, por dedicação e sem o interesse da conquista para obter vantagens e, sim, pela gratidão do coração ou pelo prazer de praticar o bem estar comum.
Diferente do correto, os elos que nos ligam e nos colocam em afinidade uns com os outros, mostram as formas competitivas do enfrentamento exercido pelo autoritarismo.
Se não, vejamos.
É comum presenciar pessoas em atitude de superioridade exalando prepotência. Na verdade, são pessoas que não só estão praticando uma implicância em relação a algo ou alguém, como também estão exercitando, testando e colocando a prova os seus mandos egocêntricos.
Nada contra o sentimento de conquista, mesmo porque o que é do homem o bicho não come, porém, esta trajetória tem de ser a menos conflitante possível para que as partes envolvidas não sejam prejudicadas. E, tão pouco sejam ofendidas e magoadas por ações dominantes.
O poder natural esta no fato de não se impor... É envolvente e não exige esforço para ter.
O que de fato deve prevalecer é a espontaneidade dos atos e atitudes. É a liberdade de pensar e transformar em realidade o poder criativo estruturado na capacidade e no respeito humano.
O dia em que as principais lideranças descobrirem que o poder está nas ações de compaixão e, para usufruir basta ter senso de justiça, o mundo se transformará na tão sonhada paz universal.
Uma coisa é certa. Antes de alcançar o pódio da soberania é preciso vencer o próprio ego. Ser poderoso é ser compreensivo consigo mesmo. É ser amável, educado, sincero, fiel e possuir tantos outros predicados que levam naturalmente a ter influência e, ao mesmo tempo, admiração. A partir daí é só exercer a autoridade e curtir o galanteio.
Como você é poderoso!

Rubens Fernandes
rubensfernandes@bol.com.br

Nenhum comentário: