quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Clareza de expressão

Clareza de expressão

Todos gostam de indagações, assim, elaborando perguntas consigo mesmo, abrem um canal de experiência para entender a clareza de expressão e perceber as verdades ou mentiras nas diversas situações de comunicação dos relacionamentos humanos.
Para que cada indivíduo alcance a tão almejada paz de espírito, é preciso que seja claro ao manifestar os sentimentos e se exponha com naturalidade, colocando as palavras exatas no momento da explanação.
Quem já não se decepcionou ao se sentir enganado por palavras mentirosas? É tão complexo o assunto e tão comum que, sem exceção, passaram ou estão passando por problemas sérios, justamente pela falta de transparência.
Guardar segredo dos sentimentos é a mensagem a ser seguida geração após geração. Penso o contrário. Trata-se de mentiras e de barreiras. Muros construídos e edificados para esconder o que o ser humano tem de mais belo e transformador. A liberação sincera do que está sentindo.
A vida é crescimento, junto com ela a expansão da consciência e a destruição dos vários eu que carregamos. Esta é a determinação divina que recebemos quando somos concebidos. Declarar a verdade e ter clareza de expressão ao se expor frente a quem amamos e convivemos. Para o bem da humanidade é bom compreender, o homem deve expressar o que carrega dentro de si, por isso, a responsabilidade de deixar transparecer o sentimento que traz no coração.
Às vezes o medo de aceitar quem somos desvia o percurso da vida e prejudica a essência do amor. Muito se fala em perdão, mas a realidade é outra. Ao estarem utilizando das inverdades às pessoas se escondem por trás de paredes espessas, invioláveis, dificultando o ato de serem vistas como são.
No geral o ser humano tem dificuldade de divulgar a intimidade, assim, prefere a mentira interna, expondo externamente a aparência que o levará na direção da destruição dos laços afetivos. Enquanto não liberamos a verdade e por ela vivermos, seremos feridos pelo mesmo instrumento da ferida que causamos no outro.
Ter transparência não é enganar o próximo e, sim, não enganar a si mesmo. A própria Mãe Natureza não gosta dos seus rios contaminados, quando represados por excesso de poluição, rompe as barragens com a fúria de quem quer a limpeza das suas águas. Ser transparente é aceitar quem eu sou, o companheiro que eu sou, o irmão que eu sou, o filho que eu sou, o pai que eu sou e assim despoluir a alma. Ninguém gosta de se banhar em águas barrentas.
Os segredos íntimos que você guarda são relíquias desprezadas pelo tempo. Fique atenta a criança que não permite que você seja o adulto de amanhã!

Rubens Fernandes
www.rubensfernandes.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

O comentário não é apenas para um artigo, mas para o autor.
Despretenciosamente, comecei a ler os artigos publicados no jornal "News Village" e, desde então, tornei-me leitor assíduo das suas matérias que, no meu ponto de vista, são a decifração da verdade de todos nós.
Passei a identificar meus problemas, nitidamente revelados ao longo de cada artigo publicado. Resta-me ainda aplicar muito das verdades que revela na minha conduta ainda sinuosa.
Parabéns ao Sr. Rubens Fernandes.