quarta-feira, 13 de junho de 2012

A razão é o caminho

A razão é o caminho



O problema que você tem é Deus dando uma dica que o rumo tem que ser mudado. O erro está na insistência de achar que somos capazes de solucionar sem observar que o coração poderá modificar o resultado.

Duas formas são possíveis para escolher que direção tomar. Uma delas é o sentimento que vem carregado de conceitos. A outra é o da faculdade intelectual, capaz de dissolver os preconceitos.

Viver pela emoção é atrapalhar o ensinamento enraizado na intimidade da consciência. Tudo porque as soluções dos problemas não nascem do coração, fonte isenta de pensamentos e não capacitada para a questão. Se envolver só com o coração é não ter liberdade de ação. É o estar preso ao amar ou odiar. Ser livre é ter a inteligência a frente da decisão.

A mente racional desenvolvida possui o esclarecimento e retira o insolúvel, todavia, é preciso estar atento para que o consentimento da razão não seja invadido pela imposição do ego. Somente a inteligência emocional é capaz de separar e realinhar as soluções dos problemas, principalmente os psicológicos. É preciso pensar conscientemente para separar o bem do mal, coisa que a bomba sanguínea não sabe fazer.

Deus não fala só pelas vias sentimentais. Fala também por meio da capacidade intelectual. Basta ouvir a voz da razão para direcionar as atitudes a serem tomadas.

No geral os que agem em detrimento da emoção não possuem equilíbrio suficiente para romper o ciclo de problemas, gerados pela ausência de raciocínio na hora de decidir pela atitude certa.

Nada de mistério quando o conhecimento invade o campo de batalha para terminar com irracionalidade. Portanto, o pensar separado do sentimento leva a luz onde a escuridão não deixa o amor se desenvolver com sabedoria.  

Agir ouvindo a voz da consciência faz toda a diferença. Ao que parece o homem vem ao mundo com todas as respostas tidas como impossíveis. Se não bastasse possui também uma bússola que orienta os rumos a ser percorridos pela vida a fora.

Insistir na solução pelo coração é se transformar em burro de carga... Tido e havido como teimoso.



Rubens Fernandes

Nenhum comentário: