terça-feira, 29 de março de 2011

Canal da sabedoria

Canal da sabedoria

Que caminho seguir se o amor e o ódio vêm do mesmo coração e ambos passam pela mente? Eis um mistério simples e complexo para o encontro com a felicidade! Que caminho percorrer para alcançar a bem aventurança, seguindo na mesma direção?
Muitos julgam certos e acabam agindo pelo canal do mal, acreditando estarem focados nos propósitos do bem, erram. Todo o cuidado é pouco nesta hora. As razões podem estar cheias de boas intenções, mas, erradas nas suas concepções. O fato de executar com confiança e determinação, não significa sensatez. Nem sempre um corretivo pode ou deve ser aplicado em nome do amor e, tão pouco, em nome da brutalidade. E, sim, pela verdade contida nos deveres conscientes e humanitários. Isto é agir com sabedoria.
Ocorre que o coração imbuído de todos os sentimentos não sabe discernir o bem do mal, age conforme determina a mente. No geral, o que o homem pensa o coração aceita num primeiro momento e, depois, sofre por ter sido companheiro e seguido o que não era de fato o conteúdo da sua vontade. Mais tarde, com o surgimento dos resultados, verifica que foi traído e padece. Em alguns casos o estrago é tão grande que não existe volta, muito menos perdão. A angústia se instala, a depressão aumenta e a vida passa a ser vivida como a de um Judas arrependido.
Em verdade, a traição começa dentro do ser e na maioria dos casos o traidor é a mente que mente em razão dos egos, principalmente quando se tem um ou mais aflorados. O coração também engana, em detrimento das crenças induzidas pelas culturas sociais e religiosas. Não menos saudável, quando assim sucede, prejudica todo o modelo ideal de comportamento psicossocial do indivíduo.
Para melhor entender, tanto a mente quanto o coração, ambos são dependentes um do outro. O canal de informação e resposta é o mesmo, diferenciado somente pela força do pensamento ou do sentimento impulsionado por cada um deles. São interligados e, por isso, formam as desavenças e as confusões. Ora um com mais intensidade ora outro com menos intensidade.
Então qual caminho deve ser percorrido para que haja paz, compaixão e amor entre as pessoas, principalmente para aquelas que buscam a verdade interior?
Da mesma forma que o Universo é regido por uma consciência e sua aplicação é conhecida e fundamentada por leis, assim é o homem. No seu interior e no seu exterior existem leis que disciplinam sua conduta física, mental e moral. Partindo da individualidade para o todo, a essência está inserida dentro do ser, respeitando a capacidade de pesos e medidas, tudo é igual e sujeito ao respeito e a ordem destas leis (Leis de Deus e Leis de César).
A consciência é a única capaz de separar e disciplinar o que é certo do que é errado. O senhor é a Lei e a Lei deve ser obedecida. Não importa se o canal é o mesmo para mente ou coração, o que importa são os pensamentos e sentimentos conscientes frente às ações, atos e atitudes a serem vivenciados. É cumprir o que é determina a Lei. E, a Lei é o Senhor e, o Senhor é a consciência. Nunca esqueça que a sabedoria é o mestre, o coração a escola do mundo e a mente, o aluno. Basta cumprir os ensinamentos para ter vida de acertos, de amor e de alegria. Viva a Lei!

Rubens Fernandes
rubensfernandes@bol.com.br

Nenhum comentário: