terça-feira, 10 de maio de 2011

Jeito Animal

Jeito animal

Acredito não ter sentido os animais existirem se não for para deixar exemplos de comportamentos aos seus ascendentes evoluídos. Sem base científica, mas, algo na minha essência diz que somos aprendizes do mundo e, associados ao modelo referencial de poder conter em si, atitudes animalescas e purificá-las.
A razão desta conclusão é que, as condutas de determinadas pessoas são idênticas as dos bichos. Não só através da manifestação corporal, bem como, pelo modo de pensar e agir.
Entre tantos exemplos das mais variadas espécies, todos têm um jeito animal. Basta verificar os comportamentos irracionais que nutre as ações de determinadas cabeças tidas como racionais. E, em algum momento, fomos ou somos à cópia de um deles. As traições amorosas são as mais relativas com as bicharadas, desde um disfarçado olhar até as comprometedoras promiscuidades. Evidente! Não existe escala de valor aos concebidos de consciência.
Em certos casos, são preferíveis os animais, pois os atos são conhecidos, com uma diferença, agem por instinto, sem controle mental e livre do pecado na execução dos padrões comportamentais. Imagine dotar um gorila com a capacidade intelectual do homem. Seria difícil contê-lo e dominá-lo.
Aí é que mora o perigo! O ser humano herdou ou aprendeu a manifestar ações copiadas dos seres não possuidores de raciocínio. Portanto, na inversão, é um ser dotado de inteligência e perigoso quando desvia as ações para a irracionalidade.
Não separa o racional do irracional, são interligados e um manifesta na presença do outro. A natureza é sábia e perfeita. Por exemplo, na corrupção o comportamento é idêntico ao do rato. São ágeis, espertos e roubam, acreditando estarem se defendendo da miséria. Claro! Outros casos também se assemelham a forma do rato. É um bicho que vive as escondidas, operam na calada da noite e não devoram qualquer alimento até que o mais jovem e inexperiente o faça. Concluindo, são traiçoeiros, extremamente egoístas e isolam em grupos. Na verdade, atuam em surdina, não possuem compaixão e, sim, o interesse próprio.
Em comparação, a maioria dos humanos fala em ética, em amor, em amizade, em sociedade e acabam agindo por instinto. Mentem. Esconde o que faz e o seu jeito se identifica com o estilo de determinados padrões animalescos.
As gangues são como os lobos, atacam em turma. São diversos tipos de matilhas a destruir e vitimar irmãos por conceitos ideológicos e sem conteúdos humanitários. Pura contradição na razão de ser para evoluir em Deus e respeitar os direitos constitucionais.
Bem... Em continuidade, é só prestar atenção em mim, em você e nas pessoas que convivem à volta e, analisar os hábitos. Depois, comparar com um determinado bicho. Não tem segredo... É tiro e queda. Todos têm um jeito animal. Seja ele de um dócil esquilo ou de um perigoso pit bull. Questão de caráter, personalidade, educação, cultura e saúde mental.
É incrível! Porém... Verdadeiro. Temos condicionamentos intrínsecos e extrínsecos que nos transformam em determinados momentos e, são manifestações de pura irracionalidade quando o ego está no comando. Vingança, raiva, ciúmes e tantos outros sentimentos que a qualquer momento rompem o respeito humano e atuam no palco dos relacionamentos, interpretando uma raposa a devorar suas vítimas sem dó nem piedade. É gente sendo animal.
Tenho comigo um pensamento: o dia em que a humanidade entender a relação de inferioridade com sua maneira de ser, estará dando um passo enorme para atingir a libertação das ações desumanas. Os irracionais não possuem as mesmas condições de análise interior e poder de escolha, mas, se adaptam ao ambiente, o que leva a deduzir que possuem entendimentos quando treinados por processos de adestramentos. Infelizmente, alguns humanos, passam por transformações educacionais sucessivas e regridem em situações que desafiam as emoções.
Acontece que, o jeito animal de ser vive em segredo e são manipulados por inteligência interpretativa na execução dos atos. Os animais urinam a demarcar os territórios para a sobrevivência. Os homens exterminam vidas para ter o prazer de possuir o domínio territorial. É o jeito animal do ser inteligente.


Rubens Fernandes
rubensfernandes@bol.com.br

3 comentários:

Denys disse...

O texto bateu certinho com a notícia de hoje. Um grupo de jovens espancou outro rapaz por motivo de ciúmes. Levou uma facada e morreu. Passou no Jornal Hoje. Belo texto. Muito bem escrito.

Anônimo disse...

Isto prova, pra quem quer enxergar, que viemos desde minerais, plantas, animais...até hoje, seres humanos.Note que detemos um pouco de cada animal (características). Às vezes agimos por impulsos,sem raciocínio lógico.
Acredite, a reencarnação é mais que fato.
Viu Rubinho?! RSRSR
Abç

Anônimo disse...

VC DEVE FICAR CURIOSO PRA SABER QUE É O ANÔNIMO. É AQUELA QUE OUVIU E ESCUTOU SOBRE AS GAVETAS LÁ NO CRISTO.
BYE