terça-feira, 21 de junho de 2011

Sair do armário

Sair do armário


Pensar que a frase sair do armário significa a relação com as opções sexuais escondidas não é o correto e trata-se de preconceito injusto para aqueles que temem a condenação familiar e social. Ela é abrangente e traz diversos conflitos que podem prejudicar a trajetória de qualquer indivíduo fora do ícone da sexualidade. Todos têm algo escondido e bem guardado. Muitas vezes são tão simples de serem resolvidos e, ao mesmo tempo, complexos de serem solucionados que acabam diante de uma suposta e sufocante prisão interna.
Diferente daqueles que pensam preconceituosamente a expressão sair do armário serve para sair de qualquer questão psicológica que prendem milhões de pessoas, colocando-as em situações de desequilíbrio frente aos relacionamentos e no modo de se apresentar perante as fases da vida.
Você pode sair da camada mais introspectiva do sistema psicológico, como sair da droga, da obesidade, da sarjeta, das dívidas, sair das coisas que não gosta e de tantas outras que fica impossível de relacionar cada uma delas. Cada cabeça com a sua experiência quando está vivendo a escondida e, sofrem, por receio de colocá-la para fora.
Existem vários questionamentos interiores que muitos preferem omitir, são as relevantes formas de se esconder para fugir e se sentir supostamente seguro, usufruindo-se do sair do armário somente para os conflitos sexuais.
Quantos tímidos não conseguem encontrar uma forma de se libertar das crenças estabelecidas no subconsciente, o que dificulta a sua saída do estado emocional ao qual se encontra. Preso frente a uma situação que demanda ações sentimentais. Sem romper as barreiras para alcançar a liberdade sua capacidade mental padece e o corpo sofre.
Não importa qual seja o caso, para se sentir livre tem que botar para fora o que se esconde, caso contrário, não existe felicidade. De uma forma ou de outra é preciso não julgar e encarar o próprio segredo com bravura, a fim de alcançar a validação dos reais desejos. Tem que ser uma via de ida e volta descobrindo o que encobre personalidade, rompendo as grades do sofrimento.
Em muitos casos uma ajuda profissional é valiosa. Encontrar a forma de sair do armário é a maneira de romper as entranhas mentais e, entender que o medo, ao ser rompido, pode ser satisfatório em determinados momentos e contraditórios em outros. Porém, uma coisa é certa, aos poucos e depois das tentativas, a consciência vai adquirindo confiança e, entre erros e acertos, a vida de um tímido começa a ser liberada para realizar suas vontades enrustidas. Quando consegue são vitoriosas e a compensação é o encontro consigo mesmo.
Para que haja verdade não pode existir negociação. Algo tipo um religioso que usa das primícias da fé para encobrir seus sentimentos contraditórios.
Abrir a porta do armário e se mostrar também não são tudo, embora o alívio seja imediato, é preciso ir onde, como e porque o esconderijo começou. É ter a coragem para ir à profundeza do ser e eliminar a raiz da questão. Todo conteúdo tem que ser perfeito e de acordo com a originalidade de cada um. Só assim a liberdade de ser acontece.
Rubens Fernandes
rubensfernande@bol.com.br

Um comentário:

kaiolafontaine disse...

Rubens, meu eterno amigo Rubinho.

Sou orgulhoso de um dia tê-lo conhecido e convivido contigo. "Sair do armário" para mim neste momento é lembrar publicamente, que um dia você me emprestou uma quantia em dinheiro, em época de altíssima inflação, e após trinta ou mais dias, quando fui acertar contigo você não quis receber nem juros nem correção monetária. Talvez você nem se lembre disso, mas, eu, nunca me esqueci desse seu gesto.