terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sentimento superior

Sentimento superior

O sentimento superior é quem comanda a vida, liberando o homem para a prosperidade. Quando se tem sensibilidade em crescimento o sofrimento é maior. Em compensação, a compreensão pelas indiferenças vem mais rápida. Quando estabelecido aprende-se a ter compaixão por aqueles que ainda estão na escalada do amor e sujeito a cometer erros pela determinação ilusória da mente. Os que possuem iluminação interior são amparados pelo espírito da piedade, seguem firme a jornada da existência e atingem a plenitude de estarem preenchidas pela afeição do respeito humano. São as pessoas abençoadas que sabem o que quer e do que são capazes de servir e não de pedir.
Para alcançar este estágio, existe um caminho a ser percorrido e este é o de amar para se entregar. É o sentimento interior desenvolvido quem coloca a serviço do homem a conquista do mundo exterior. Para tanto, é preciso estar desconectado com a inferioridade dos interesses egoísticos. Por isso, a importância de trabalhar o refinamento dos desejos íntimos, lapidando-os para que sua realização não utilize da inocência de outros ou interfira no crescimento natural das coisas.
Alguns indivíduos se sentem situados por cima e são exemplos típicos das desigualdades que estabelece entre irmãos. Usam da autoridade sobre outrem pela necessidade de ocupar uma posição mais elevada, estabelecendo uma distinção prepotente em relação ao inferior. São os pobres de espíritos na busca de uma graduação elevada tanto na Terra como no Céu.
Formado pelas crenças e pelos domos educacionais o ser humano encontra dificuldades imensas para distinguir o efeito de sentir. Toda sua sensibilidade está na formação das impressões recebidas e não compreendidas, fato que o leva a distanciar da sua consciência íntima.
Para alcançar a paz interior é preciso perceber o que se passa em si e experimentar a sensação de manifestá-la para conhecer os indícios da tranquilidade que as ações corretas proporcionam. A faculdade da mudança está na sensibilidade de pressentir por meio da intuição o que é certo do que é errado. Não criar resistência daquilo que brota do coração é a liberdade não vigiada do sentimento superior. Ter a alma sensível é um direito adquirido. Saber expor sem ressentimento é a humildade do espírito.
Aqueles que estão convencidos por considerar que o seu amor e razão estão à frente de qualquer questionamento, são os insensíveis para aliviar o sofrimento alheio. Afastados dos ensinamentos divinos do amar que ser amado seguem ferindo e espalhando a própria infelicidade.
A magia da transformação é ter iluminação interior para enxergar com clareza a semente de mostarda a ser plantada na terra dos homens. Abra a mente para receber com amor e dedicação o Sentimento Superior.
Ah! Titica de galinha é esterco e não adorno para a cabeça.

Rubens Fernandes

Um comentário:

pestile disse...

Rubinho querido, gostei muito!
Só pra complementar, a Bíblia nos diz que devemos considerar OS OUTROS superiores a nós mesmos!!!
Mas não consegui entender o final!
Confesso que fiquei boiando a respeito da titica mencionada por vc!!!
De qualquer forma, valeu!
Abraço da prima...Marisa