quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Egocentrismo

Egocentrismo

Primeiro vamos conhecer o que significa a palavra egocentrismo. Embora todos sem distinção saibam o que quer dizer, é bom para que não haja erro de interpretação. Melhor é explicar com detalhes e consolidar na igualdade para que não paire dúvidas. Existem pessoas egocêntricas que fazem conscientes e as inconscientes que costuma negar de pés juntos. Isto porque a maioria costuma se abdicar da responsabilidade de praticar este tipo de comportamento. E vão mais além do que ficar na defensiva. Usam da desculpa de ser sincera consigo mesmo sempre que deparam com a necessidade de estar apoiando o outro.
Vamos entender... Egocêntrica é a pessoa que mostra preocupação apenas com os seus assuntos ou apenas em função de si mesma. Usam dos atributos para envolver e transformar a favor aquilo que é dos seus sonhos ou interesse próprio. São desprovidas de ações de apoio quando percebem que não podem levar vantagens. São incapazes de dividir para somar.
Diante desta verdade é fácil perceber que é difícil conviver com o egoísmo escondido a sete chaves. Os mais sinceros fazem conscientemente e não negam que os tem, tornando mais equilibrada a convivência. O contrário é misterioso e cheio de justificativas.
No geral, os relacionamentos sofrem com atos e atitudes de egoísmo, principalmente quando a verdade falta em razão da teimosia. Os sentimentos de mágoas são criados e a vítima se torna refém do egoísta.
Na maioria dos casos os supostos inconscientes são os mais medrosos. Supostos porque não admitem. Os medos os consomem a todo instante a ponto de não se dar conta de que está ligada a manifestação do alto apreço que tem por si mesmo, fato que as tornam soberbas e orgulhosas perante os homens. O comum é se sentirem perseguidas, não entendendo que a recíproca é verdadeira e que o processo está na cabeça e no interior de cada uma delas.
É preciso muita compreensão para se relacionar e conviver com o egocentrismo. Trata-se de um ego poderoso e avassalador, pois, a personalidade psíquica do indivíduo é o mesmo de estar consciente e exercendo o controle do seu comportamento, sem admitir.
No egocêntrico a consideração e o apreço por si mesmo acaba por se juntar ao orgulho, o que torna a pessoa a buscar influência e liderança a qualquer preço, o que resulta num sistema oposto ao estar presente para amparar ou até ouvir, compartilhar e amenizar os problemas dos amigos, amantes, entre outros.
Em todos os relacionamentos onde o egocentrismo está presente uma das partes sai vitimada. Nestes casos o remédio é não acumular mágoas. As mágoas fazem com que o ferido torne-se dependente e perca a oportunidade de se ver livre das garras daquele que insiste em ser o alvo e o centro das atenções. Benza a Deus para se ver salvo e longe deste encosto chamado egocentrismo!

Rubens Fernandes

Um comentário:

pestile disse...

Amei a foto e o texto!!!
Que Deus continue te inspirando sempre!!!!
Amo vc e toda sua família!!!
Da prima Marisa