terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Restrição

Restrição

Ah! Como deparamos no dia a dia com as restrições impostas por quem amamos. Difícil de entender o porquê de existirem compensações no ato de amar. Aprendemos desde pequeno que o amor é incondicional. Então, porque condicionamos e colocamos exigências para amar? Coisas da insegurança da raça humana para dar e receber amor.
Acredita-se que o amor está do outro lado. Acredita-se que o amor tem que estar fora e não dentro. Acredita-se que o amor tem que partir de quem escolheu para compartilhar a jornada conjugal e, neste engano, seguimos exigindo e sendo exigido por restrições para compensar o desejo de estar juntos.
Nada disso existiria se tivéssemos a compreensão de que a energia do amar tem que estar presente dentro do coração consciente e ser dele as atitudes de afeição, carinho e aproximação e, por assim ser, entender que é totalmente independente da espera de recompensa.
Sempre que a restrição se faz presente o comando deixa de ser do sentimento amoroso para ser a experiência do ego. Neste caso, bobo daquele que ainda acha que é amado.
Viver a grande paixão também não está longe de ser restritivo. A vantagem é que se trata de situação passageira e, rapidamente se desfaz. A desvantagem é o ódio que o egoísmo impõe e parte para a destruição do ex-parceiro (a). O bom desta história é a experiência de viver com os hormônios sexuais e da alegria em alta. Período onde tudo é felicidade e o conviver parece não ter restrição.
Com o passar do tempo, surge à desilusão que aos poucos vai se fortalecendo. Sua presença chega com discrição e demora ser percebida, embora os acontecimentos começam a partir do primeiro encontro. Muitos vão para as juras de serem eternas, na tristeza e na alegria, na saúde e na morte, cheias de situações restritivas e, anos mais tarde, se separam em razão das mágoas de tê-las aceitados no passado.
Ocorre que só amamos aquilo que nos interessa e quando não mais interessa descartamos. Pena que as justificativas continuem para ocultar a falta de coragem para assumir perante o outro a falta do amor e, isso, é feito com imposições restritivas. O desinteresse é evidente, porém pouco observado. O medo de ser fracassado não nos permite se libertar para assumir que não somos amados. A cura só acontece quando entendemos que só amamos uma única pessoa. Eu mesma. Valorize-a sem impor nada a ninguém. Viva com fidelidade dentro de você, pois fora não existe... Ame sem exigências... Só assim será feliz.


Rubens Fernandes

Nenhum comentário: