sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Por detrás da mágoas

Por detrás da mágoa

Feliz daquele que entende seus sentimentos! Não é fácil distinguir o que é lixo e o que é nobreza, por isso, é preciso desenvolver o conhecimento, instalar a sabedoria para compreender que jamais se consegue conviver internamente e externamente com as mágoas. A amargura é traiçoeira e a qualquer momento vem à tona de forma sistemática, magoando e perdoando. No geral, ela some e aparece. Por ser cíclica faz dos relacionamentos um período de céu e outro de inferno. A melhor opção é sair das proximidades. Nunca conteste. Fora é mais fácil de observá-las, pois quem as tem, por vezes, não as separa por individualidade e as carregas coletivamente, sendo clara a identificação, na família, no trabalho e na sociedade.
Muitos não percebem o mal que cometem consigo mesmo tendo mágoas. Acreditam que as guardando no coração é uma maneira de mostrar indiferença pelo alvo objetivo. Grande engano! Inocentemente toma conta do espírito de aproximação, inibindo a relação entre pessoas. Avassaladora, envolve pais, filhos, irmãos e amigos.
A mágoa só se instala quando o campo está fertilizado de amor. Sem vigilância torna-se a erva daninha a romper os puros afetos de ternura e carinho. Combatê-las no começo torna-se impossível. A criança ao deixar a infância perde a relação da inocência, o alvo das atenções deixa de existir e o choque é traumatizante. Na fase adolescente começa a ser referenciada com ações de cobrança, a insegurança surge para ter uma mocidade revoltada, transformando num adulto cheio de mágoas. O início sempre acontece no seio familiar para ser esparramada nas demais convivências.
Todo o processo ocorre no nível da emoção. O amor pelos familiares e entes queridos continua lá, mas, o acesso está bloqueado por fortes sentimentos de tristeza, raiva, orgulho e tantos outros, solidificando e impedindo a entrada da compaixão. Dissolvê-las o mais rápido possível é a única saída, caso contrário, corre-se o perigo de ficar permanente, destruindo o corpo e alma por meio das doenças, até a morte. Em verdade, é o mesmo que se ver livre para viver, sem deixar de ser prisioneiro da própria insatisfação. A depressão, a ansiedade, a irritabilidade e as infinidades de conflitos psicológicos estão diretamente ligadas às mágoas. Ir fundo com coragem e determinação para vencê-las, é o caminho da purificação e do renascer para a vida.
A transformação está mais próxima do que se possa imaginar. Por detrás das mágoas está o amor. No interior do ser existe a bem aventurança, ao vir à tona, depara com as dificuldades impostas por uma mente impregnada de ego que impede ao homem alcançar a felicidade. Se não bastasse o sofrimento, a culpa por não transcendê-la e a tentativa de escondê-la, na falsidade de não admiti-la, faz os transtornos virarem patologia emocional crônica.
As alegrias aparentes nem sempre representam a verdade das camadas mais profundas. Fazer um exame de consciência, encarar a realidade de quem somos, quem fomos e ter a humildade do perdão, é a ressurreição prometida por aquele que tanto amou e, continua sendo crucificado por nós.
Ufa! Sai Satanás! Por detrás das nuvens está o sol. Feliz 2012, sem mágoas!

Rubens Fernandes
www.rubensfernandes.blogspot.com

Nenhum comentário: