terça-feira, 13 de março de 2012

Traições

Traições

Os sentimentos de traições ocorrem por atos supostamente de outros que desencadeiam um desequilíbrio moral e psicológico. Envolve os amores e as amizades. Aparentam ser sinceros e verdadeiros, porém não passam de anomalias sexuais, profissionais e sociais, disparadas por práticas ilícitas, feitas por indivíduos que transmitem confiança. A traição é uma falsa atitude que em muitos casos esconde o medo da entrega e oculta à pura manifestação do amor.
Trata-se de uma ilusão que afeta ambas as partes. Antes de condenar é preciso entender que no traidor existem virtudes e, compreender que o trair está na força da insegurança e na fraqueza da mente. Sem exceções, de uma maneira ou outra todos os seres vivos traem.
Os exemplos de condutas e de educação são fundamentais na formação do caráter e da personalidade. São eles que irão definir o comportamento futuro e a maneira de ser diante dos relacionamentos. Geralmente, ser infiel é uma atitude adquirida por amostragem e aprendizagem. Eis a questão!
Não existe maior traição do que trair as próprias vontades. Ao ser educado por métodos repressores, a criança aprende a mentir para ter o que deseja. Todo indivíduo que pratica o que não é, trai a si mesmo e adquire mentalmente a legitimidade da maneira de proceder. E, condicionado, agi infielmente para se defender, atingindo aqueles que compõem o seu ambiente social, sejam eles amados ou não.
No íntimo ninguém quer trair ou ser traído. Todos sonham com uma vida de paz e felicidade. Todos procuram o grande amor da vida. Muitos encontram e por força do poder habitual de mentir, perdem.
Um fato é certo, aquele que é infiel não consegue romper as barreiras mentais. Vive na superficialidade. Suas ações são feitas para expor convicção, mas, o que consegue são inimigos explícitos e implacáveis. Feras feridas e prontas para o revide.
Para se desvencilhar destas ações, o caminho é romper com a formação psicológica e ir ao encontro da transformação que transcendam o limite do ego. É trazer a tona o potencial de liberdade, de amar e ser amado, sem a necessidade do artifício da enganação. É conscientizar que a fidelidade, como tantos outros sentimentos do bem, é eterna dentro dos valores existenciais. Nunca esquecer que a mentira é de quem mente e não de quem é enganado. Carregá-la é um fardo pesado!
Em todas as práticas anormais do ser humano, a mente é a comandante, ela manda e desmanda sem dar atenção à proposta da consciência. Omitir a verdade gera revoltos imprevisíveis e destruidores em qualquer parceria. Quem já foi vítima que o diga!
Todo cuidado é pouco! O amor tem a hora da dor... Fato que não justifica nenhum traidor.

Rubens Fernandes

Nenhum comentário: