terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Raiz

Raiz

Todos os seres estão estruturados sob o comando da sua raiz. A princípio pensamos que raiz configura a parte enterrada no solo para dar sustentação a uma árvore. Ela é mais do que isso... Ela é a parte interna responsável pela extração das substâncias vitais, reguladora das ações de desenvolvimento e está presente em todos os seres animados e inanimados.
O ser humano também as tem fincadas nas profundezas da sua formação física, mental e espiritual. Feliz daqueles que no decorrer de uma vida consegue ser nutrido por esta consistente base de equilíbrio e de manutenção psicológica. Trata-se da fabricante da seiva milagrosa do amor, do perdão e da compaixão. Permita que ela circule livremente pelo seu corpo.
Ao nascer trazemos um DNA e no decorrer do crescimento ele passa a liberar o que está escrito no detalhamento do mapa genético. É quase impossível mudar a rota mas, com sabedoria, podemos mudar o tempo e alongar a viagem, buscando viver em comum acordo com o conhecimento da nossa raiz.
O complicado é saber encontrar a ligação entre a mente e o coração, onde se acha o canal transportador dos alimentos necessários a lapidar o que somos, para assim frutificar e ofertar aos carentes e necessitados os dons que carregamos e, por naturalidade, temos que desenvolver para equilibrar o meio ambiente em que vivemos.
Carência, dependência não fazem parte dos elementos vitais, ao contrário, para compensar a falta são adquiridas de outras raízes, sugadas como chupins ou parasitas, a roubar de outros todo o trabalho dedicados a própria conservação. Em razão disto o mundo se torna desumano e incompreensível.
Não importa a formação educacional e cultural adquirida ao longo da jornada, através da educação familiar e social. Seja um doutor ou um simples aprendiz, ambos tem o direito de escolha para ser ou não ser o que é. A verdade construída a partir da semente biológica que ovulou no útero de uma mãe, já traz codificado o ser que irá se desenvolver. Trata-se da raiz espiritual. Descobrir os nutrientes capazes de sustentá-las é o desafio que cada um tem de empreender para conquistar as vitórias humanitárias. Desistir nunca! Vencerá quem souber limpar os canais condutores dos nobres sentimentos. Bondade, felicidade, compreensão e muito mais.
Ocorre que ao nascer e ao longo do desenvolvimento, alguns se adaptam com as crenças herdadas de gerações passadas. Muitos são pressionados pelo amor condicional dos seus pais, parentes e amigos e, em vez de se desenvolverem, são podados de forma a prejudicar a parte íntima, fixa e imutável, responsável pela estabilidade emocional e fisiológica de cada um. A sua preciosa e única raiz.
Vencer e tirar do universo os melhores nutrientes para enriquecer a qualidade da alma é o caminho dos fortes. Jamais permita ser a culpa para dar continuidade aos interesses dos valores construídos por seus antepassados. Seja você mesmo. Permita-se perdoá-los e amá-los conforme o mandamento. Sua raiz agradecerá e fortificará ainda mais o seu modo de viver.

Rubens Fernandes

Nenhum comentário: