terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Camadas

Camadas
Vivemos sob o efeito das camadas. Feliz de quem acredita nesta verdade imposta pela natureza. Ao compreender você se liberta e irá se sentir menos culpado ao continuar seguindo pela trilha da vida. Quando deparamos com andarilhos a catar migalhas para sobreviver, o nosso coração arde por discriminá-lo e a nossa mente por ter medo de ser atacado. Isto ocorre porque somos regidos por Leis Naturais. Veja bem, o fato de estar um nível acima quer dizer que tem alguém um nível abaixo. Mas, a recíproca é real quando estamos à frente de pessoas superiores. Geralmente vivenciamos esta experiência perante um chefe, um representante de igrejas ou até mesmo daqueles que possuem cargos de poder.
Repare que o processo atinge a todos, de forma a dar estabilidade ao segmento evolutivo onde todos estão no mesmo patamar, embora em estágios diferentes ou posições de referências que podem ser estáticas ou rotativas.
Esta é a essência da Lei das Camadas. Dar oportunidade de poder transitar e evoluir em varias atividades temporárias para sua formação. É preciso se envolver e ter a capacidade de respeitar o momento do andar em que encontra só assim você consegue viver em paz e harmonia. Qualquer tentativa de burlá-la ou ignorá-la estará criando ansiedade e rompimento da tranquilidade, colocando em crise todo conjunto de pessoas que ativamente faz parte ou esteja envolvida com o sistema.
As camadas estão presentes quando se propõe a fazer medidas. Nas escalas dos conhecimentos. Na eleição do melhor e do pior. Na separação dos dons qualitativos. Enfim, sempre terá alguém um nível abaixo ou um nível acima, a sabedoria está justamente no saber reconhecer o seu tempo em detrimento ao tempo do outro. Hoje posso estar recebendo os aplausos, mas, amanhã posso estar chorando por receber uma vaia.
Muitos se perdem no mundo da competição pelo fato de não aceitar o envolvimento nas porções de medidas. Fato comum entre os revoltados e os rebeldes. Em geral a maior parte da humanidade não aceita onde está e, isto, leva a criar atos e atitudes prejudiciais às convivências saudáveis e necessárias para estabelecer a paz e por fim aos conflitos. É preciso aprender a não comparar e viver o nível em que se encontra.
Individualmente as questões de ordem psicológicas ocorrem nas mais variadas formas de intrigas familiares e sociais que são originadas pela falta de compreensão da Lei das Camadas, regidas a todos que neste universo respiram. Para estas pessoas as hierarquias estáveis e momentâneas não são respeitadas.
Já observaram que quando nos encontramos no andar inferior nossa reação é diferente de quando nos encontramos num andar superior. Eis o segredo! Muitos não sabem lidar com a situação. A questão está em saber acatar o movimento das posições e permanecer estável em ambos os casos, sem questionamento, sem comparação, sem esforço, sem gastar energia para viver mais e melhor. Pobre de espírito é aquele que julga viver só no andar superior.
Preste atenção! Use o elevador ou a escada de forma correta para chegar aos pavimentos desejados sem competir. A dança universal é assim: ora você está por cima, ora está por baixo.
Feliz 2011! Vida nova!
Rubens Fernandes

Nenhum comentário: